Hospital São João Batista

Seja Bem vindo ao HSJB, um Hospital Geral, Público Municipal. Atende exclusivamente ao SUS, não só a população de Volta Redonda, como também outros municípios da região. É um Hospital porta aberta 24 horas, para Urgência / Emergência. Constitui-se como uma referência em Média e Alta Complexidade.

Perfil Institucional

Nosso perfil assistencial é atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade. Porta aberta tipo II 24 horas em Urgência/Emergência, atendendo, Clínica Médica, Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Traumato Ortopedia. Tem o Título de Hospital Amigo da Criança desde 2002 e foi reconhecido em 2015, como Hospital Amigo da Mulher. Recebe ao decorrer do ano, alunos de várias escolas de nível superior e técnico, para desenvolverem seus estágios curriculares. Com isso, é reconhecido como Hospital de Ensino e se encontra em processo de certificação pelo Ministério da Educação e Saúde. Pela capacidade de atendimento e alta especialização, o Hospital São João Batista é referência de saúde dos municípios da região. Leia mais

Missão

Promover atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade à população, com atendimento humanizado, integrado ao SUS, participando da formação e desenvolvimento de Recursos Humanos e desenvolver Projetos de Pesquisa e Ensino. Leia mais

Siga-nos:

Um Hospital criado para fazer o melhor por você.


- Nossos Atendimentos

Veja algumas informações sobre nossa estrutura de atendimento em saúde.

Emergência

A Emergência do hospital utiliza um sistema que organiza o fluxo de atendimento dos pacientes nos serviços de urgência e emergência, priorizando os casos de acordo com o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento mediante a Classificação de Risco.

Ambulatório

O ambulatório médico presta serviços de saúde voltados para os casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. Os ambulatórios médicos funcionam com uma ampla gama de especialidades para a investigação, diagnóstico e tratamento de diversos quadros clínicos.

Hemonúcleo

A doação de sangue é um processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral.

Banco de Olhos

O banco de olhos é uma entidade sem fins lucrativos que recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante, ensino e pesquisa. O Banco de olhos não escolhe e nem tem preferência de qualquer espécie, pois a pessoa que irá receber os olhos entrará numa lista de espera seguindo uma ordem cronológica de inscrição.

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico.

UTI Adulto/Neonatal

Todos os recém-nascidos, crianças e adolescentes que necessitam de cuidados constantes como casos de alta complexidade, pós-operatórios ou situações de doenças que acometem mais de um órgão e necessitam de tratamentos simultâneos, recebem assistência nas Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica e Neonatal.

O HSJB é um Hospital Geral, Público Municipal, de Média e Alta Complexidade. Atende exclusivamente ao SUS, não só a população de Volta Redonda, como também outros municípios da região.

Hospital São João Batista / SAH


Fila de Atendimento Clique aqui para exibir Fila de Atendimento

Clique na lupa para utilizar o recurso ao lado e acompanhar o tempo médio de atendimento, bem como o número de pacientes em fila de espera.

O HSJB é um Hospital Geral, Público Municipal. Atende exclusivamente ao SUS, não só a população de Volta Redonda, como também outros municípios da região. É um Hospital porta aberta 24 horas, para Urgência/Emergência. Constitui-se como uma referência em Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia, Neurocirurgia, Vascular e Gestação de Alto Risco. Leia mais

Entre em contato:

  • Telefone: (24) 3339-4242 | (24)3339-4250 | (24) 3345-4444
  • E-mail: sah@hsjb.org.br

Horário de Visita

SETOR DE VISITAÇÃO HORÁRIO
PSA 13:30 às 14:00h (1 pessoa por dia sem revezamento)
Salas de Emergência 14:30h (2 pessoas conversam com o médico e uma visita o paciente)
U.T.I. Clínico 16:00h (2 pessoas conversam com o médico e uma visita o paciente)
U.T.I. Neonatal Os avós podem visitar as quitntas-feiras a partir das 13h
C.T.I / PC: 15:20h (2 pessoas conversam com o médico e uma visita o paciente)
Clínica Cirúrgica 15:30 às 16:00h (1 pessoa por dia sem revezamento)
Clínica Médica 14:30 às 15:00h (1 pessoa por dia sem revezamento)
Maternidade 16:30 às 17:00h (1 pessoa por dia sem revezamento)

Guia para Acompanhantes

O Horário para entrada ou troca de acompanhantes é das 7:00 às 8:00 horas e das 18:30 às 20:00 horas. O acompanhante deve ser maior de 18 anos. A troca é feita na Recepção, com apresentação de identidade e CPF.

PSA - Fila de espera - Adulto

Promover atenção integral à saúde, oferecendo serviços de qualidade à população, com atendimento humanizado, integrado ao SUS.

Classificação de Risco segundo protocolo Manchester.


- Projeto LEAN

Lean é uma metodologia que consiste em deixar operações de uma Instituição mais enxutas, com foco em diminuir desperdícios sem prejudicar a qualidade da solução final. Esse conceito tem sido adotado por vários tipos de empresas, principalmente startups que precisam de alta performance com menos custos operacionais.

Metodologia Lean nas Instituições

A metodologia Lean é uma filosofia que busca eliminar desperdícios, reduzir custos e aumentar a eficiência em uma organização. Ao combinar o uso de tecnologias, esse método oferece os recursos necessários para uma gestão eficaz, com o objetivo de garantir uma entrega de alta qualidade para o cliente final. Isso pode ser alcançado através da eliminação de atividades que não agregam valor real, da utilização de softwares para melhorar o desempenho e também por meio de ajustes sutis, porém significativos, que resultam em grandes melhorias. Se quisermos expressar o conceito em uma única palavra, "enxuto" seria o termo ideal, já que é isso que a metodologia busca proporcionar: processos otimizados, redução de custos e uma melhor entrega ao consumidor final. Leia mais

Aponte sua Câmera Aqui

O código será convertido no formulário, participe, ajude a escolher a frase mais bonita do HSJB.

Metodologia Lean como ela funciona

A partir do sistema criado pela Toyota, originou-se o Lean Thinking ou Pensamento Enxuto, se tornando uma filosofia que já é amplamente utilizada nos mais diversos setores e empresas, como por exemplo, área administrativa, tecnologia da informação, agronegócios e na saúde. A Metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao usuário dos serviços da Instituição.

Principais desafios do Lean

Os principais desafios se baseiam em ações com a finalidade de redução de 7 desperdícios: Falta de Qualidade, Espera, Estoques, Movimentação, Transporte, Processos Desnecessários e Superprodução.


- Nossos Serviços

O Hospital vem buscando a cada dia dar um salto de qualidade relevante nos serviços prestados, seja por meio de reorganizações sutis na logística dos processos internos ou de implementações tecnológicas que tornem os atendimentos mais rápidos, os cuidados mais personalizados e o acompanhamento mais completo, relacionando a imagem da Instituição a uma entidade dotada de empatia e atenção extrema em relação a seus pacientes.

- Suporte TI

Hospital São João Batista/SAH

É uma extensão da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda. Atende aos fundamentos básicos do Sistema Único de Saúde e é considerado um Hospital de grande porte com nível de atenção ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade.

Enquete




Observação:

Conheça nossos Serviços

Ambulatório

Um ambulatório médico presta serviços de saúde voltados para os casos de baixa complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. Para ser atendido em um ambulatório.

Clínica Geral

Na maioria das vezes em que se vai em uma consulta inicial é o clínico geral quem recebe primeiro o paciente. Ao passo que, com uma boa experiência profissional, pode diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Cirurgia Geral

Na medicina moderna, a cirurgia geral é uma especialidade cirúrgica de enorme importância. O médico especialista em cirurgia geral, tem vindo a especializar-se em determinadas patologias ou intervenções cirúrgicas ao longo dos tempos.

Cirurgia Vascular

A microcirurgia de varizes, também conhecida como flebectomia ambulatória, é feita no consultório do cirurgião vascular com anestesia local. Nesta cirurgia, o médico faz pequenos cortes sobre as varizes e remove os vasos que estão provocando as varizes mais superficiais.

Neurocirurgia

A neurocirurgia é a especialidade médica que trata, por meio de procedimento cirúrgico, das alterações do sistema nervoso central e periférico (cérebro, coluna e nervos), em adultos e crianças.

Ortopedia

O médico ortopedista é o profissional especializado na prevenção, tratamento e cura de lesões e disfunções ligadas ao aparelho locomotor humano, que abrange cuidados aos ossos, articulações, músculos e ligamentos.

Urologia

Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis.

Proctologia

Assim como outras especialidades médicas, a consulta com o proctologista deve ser feita periodicamente de maneira preventiva. Mas caso sinta algum incômodo ou desconforto na região dos intestinos, reto ou ânus, a procura pelo médico deve ser imediata.

Cardiopediatria

A cardiologia pediátrica é a área da medicina que cuida de crianças e adolescentes com problemas relacionados ao coração e aos grandes vasos do sistema circulatório (veias e artérias).

Ecocardiologia

O ecocardiograma é indicado para avaliação de pacientes que têm sintomas sugestivos de doenças cardíacas, ou seja, aqueles que apresentem episódios frequentes de síncope, dificuldade para respirar, dor torácica de repetição, e sensação de palpitação.

Radiologia

É uma especialidade que usa diferentes tipos de radiação com fins diagnósticos e terapêuticos. Ela permite diagnosticar e dimensionar fraturas de ossos, lesões musculares, tumores, doenças neurológias, entre outras possibilidades.

Buco Maxilo Facial

É a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e os tratamentos, cirúrgicos e coadjuvantes, das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas ou adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estrutura crâneo-faciais associados

Follow Up RN

Refere-se ao seguimento do cuidado do prematuro de risco após a alta hospitalar. Esse acompanhamento é, sem dúvida, uma estratégia muito eficiente para melhorar a atenção à saúde e, consequentemente, os prognósticos destes bebês.

Medicina do Trabalho / PID

Pode ser definida como a especialidade médica que lida com as relações entre a saúde dos homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida


O uso de papel tem sido amplamente substituído por registros digitalizados. Com os laudos, isso não é diferente! Aquela tradição de entregar todos os resultados grampeados e protegidos por envelopes já é coisa do passado. Atualmente, a disponibilização dos resultados via online é essencial para as Instituições. Assim, os pacientes têm acesso à versão digitalizada dos resultados e, se preferirem, podem imprimir ou apenas encaminhar para os profissionais que solicitaram.

Solicitação de Serviços em Geral da PMVR

PMVR - Serviços


- Nossas Especialidades

De modo geral, as áreas da medicina delimitam uma atuação aprofundada em um tipo de cuidado. Desse modo, um médico se especializa em tratar as doenças e problemas que surgem em uma determinada parte do corpo. Nosso propósito é fazer sempre o melhor possível, aprimorando os nossos serviços e atendimentos, buscando a satisfação cada vez maior dos nossos usuários.

Conheça nossas Especialidades

Cirurgia Geral

A cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Leia mais

Clínica Médica

A Clínica médica é uma especialidade da medicina que compreende diversas áreas do corpo e dos sistemas e órgãos humanos e pode fazer o diagnóstico de diferentes doenças e encaminhar o paciente para um profissional específico para tratar a doença que ele venha a desenvolver.

Leia mais

Cirurgia Vascular

A cirurgia vascular é um dos ramos da medicina em que são tratados os vasos sanguíneos — sistema linfático, artérias e veias. Essa especialidade cuida de tudo que envolve o sistema circulatório, englobando doenças como aneurismas de aorta e aterosclerose.

Leia mais

Neurocirurgia

A neurocirurgia contribui para o tratamento, diagnóstico, e reabilitação de doenças neurológicas. Pode tratar traumatismos cranianos, aneurismas, malformações, tumores do encéfalo e da caixa óssea craniana, tumores da coluna; hidrocefalia, deformações do crânio congênitas, afundamentos e falhas ósseas; tratar dores crônicas com procedimentos cirúrgicos, entre outros.

Leia mais

Ortopedia

A ortopedia ou traumato-ortopedia é a especialidade médica encarregada de tratar lesões, traumas e algumas deformidades que refletem no aparelho locomotor de um indivíduo, como tendões, ossos, ligamentos e articulações. Esta área também está relacionada à traumatologia, que trata contusões causadas por pancadas, como as fraturas ósseas.

Leia mais

Urologia

A urologia é uma especialidade médica responsável por estudar e tratar doenças que são relacionadas às vias urinárias (os rins, ureteres, bexiga e uretra) de homens e mulheres. No caso dos homens, a especialidade ainda se estende no trato do pênis, da próstata, e da bolsa escrotal.

Leia mais

- Nossos Exames


Os exames de apoio diagnóstico contribuen em muito para o avanço da assistência técnica à saúde, tendo o importante papel de auxiliar o profissional médico em sua decisão clínica, cooperando para a realização de ´revenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças. Diante disso, colaboram para um atendimento médico seguro, eficaz e eficiente.

O check up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce.

Conheça nossos Exames

Laboratório de Analises Clínicas

As análises clínicas são um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças, como os chamados exames de rotina, check-ups, dentre outros.

Radiografia

É um exame que usa radiação ionizante para colher imagens de áreas internas do organismo. O feixe é transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas.

Tomografia Computadorizada

É um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos. Esse exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum.

Doopler Cardiovascular

É uma das modalidades da ultrassonografia que fornece imagens dinâmicas, em tempo real, da rede vascular e do fluxo sanguíneo de diversas partes do corpo, sem usar nenhuma radiação e sem apresentar efeitos colaterais, possibilitando e contribuindo para o diagnóstico de várias patologias.

Ultrassonografia

É um exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelhinho que o médico encosta na pele da pessoa e que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com base nessa avaliação, imagens são formadas e investigadas por um médico.

Colonoscopia

É o exame endoscópico do intestino grosso e do reto podendo incluir a porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de pólipos, que podem sofrer transformação para malignidade. O exame também pode detectar cânceres nos seus diverso estágios.

Endoscopia

É um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno. É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Broncoscopia

É um exame que permite a visualização das vias aéreas (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquéia e brônquios) com auxílio de um instrumento chamado broncoscópio, auxiliando no diagnóstico preciso de eventuais alterações na anatomia e diversas.

Eletrocardiografia

É um procedimento não invasivo de uso comum para registro de alterações elétricas no coração. O registro, que é chamado de eletrocardiograma ou ECG, mostra a série de ondas relacionadas aos impulsos elétricos que ocorrem durante cada batida do coração.


- Núcleo de Segurança do Paciente

Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

Histórico da Segurança do Paciente

Para entender como chegamos onde estamos, vale fazer um breve histórico da temática já abordada desde 460-377 A.C. por Hipócrates, o pai da medicina, que já dizia em seu juramento: “Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”. Lançado em 2005-2006, o primeiro Desafio Global para Segurança do Paciente foi “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”. O propósito era promover a higiene das mãos como método sensível e efetivo para a prevenção das infecções; no Brasil o tema vem sendo trabalhado desde 2007, pela Opas/OMS em parceria com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), envolvendo ações de promoção a segurança e prevenção de infecção em serviços de saúde. Leia mais

Aponte sua Câmera Aqui

O código será convertido no formulário, notifique, seja um colaborador do Núcleo de Segurança do Paciente do HSJB.

Desafios e metas do NSP

Ao falarmos em “segurança do paciente”, estamos tratando de uma preocupação global de saúde pública. Fonte ainda de grande preocupação no cenário atual, essa é uma difícil tarefa dentro das organizações. Em seu conceito, segurança do paciente é a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano associado ao cuidado de saúde. Dano esse que chamamos de evento adverso.

Segurança do Paciente na Instituição


- Informes e Noticias

A saúde enfrenta hoje enormes desafios dentro da vertente da qualidade e, especialmente na perspectiva do envelhecimento, questões que se inserem na qualidade de vida. Nesta relação, ficam patentes preocupações legítimas e não excludentes de um real avanço científico-tecnológico e do conhecimento do papel de uma medicina humanizada.

Ultimas Notícias

Banco de leite materno de Volta Redonda faz campanha para captação de novas doadoras.

02 de Março de 2024

O banco de leite do Hospital São João Batista, coleta e armazena o leite materno doado por mães que estão amamentando. A doação de leite materno é essencial para a sobrevivência e crescimento saudável dos bebês.

Maternidade do Hospital São João Batista lança projeto ‘Alta Feliz’

20 de Fevereiro de 2024

O Hospital São João Batista (HSJB), unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda, mais uma vez inovou na humanização com as gestantes atendidas na maternidade

Banco de Leite Humano faz campanha para captação de novas doadoras

19 de Fevereiro de 2024

O Banco de Leite Humano de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), está em campanha para captar novas doadoras. O projeto garante a segurança alimentar para bebês prematuros e de baixo peso

Sider Shopping e Hospital São João Batista discutem estratégias para 2024 sobre campanhas de doação.

21 de Dezembro de 2023

No dia 27/11/2023 ocorreu uma reunião entre o HSJB e Sider Shopping, com o objetivo de discutir estratégias para aumentar a captação de doadores para o Banco de Sangue, Banco de Leite e Banco de olhos.

Reunião com lideranças da Região Sul-Fluminense - REBRAENSP

20 de Dezembro de 2023

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, realizamos reunião remota com lideranças da região Sul-fluminense, com o objetivo de articular a criação de mais um Núcleo da REBRAENSP em nosso estado.

Músicos do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’ se apresentam no Hospital São João Batista

19 de Dezembro de 2023

Integrantes da Orquestra de Cordas de Volta Redonda e Coro Infantojuvenil, participantes do projeto "Volta Redonda Cidade da Música"

Projeto "Estudantes Sangue Bom"

05 de Dezembro de 2023

Um projeto que visa conscientizar e sensibilizar os jovens adolescentes sobre a necessidade da doação voluntária de sangue.

Roda de conversa da Assistência Integrada ao Paciente

27 de Novembro de 2023

Roda de conversa da Assistência Integrada ao Paciente com DPOC.


Os principais desafios enfrentados pelo SUS Sistema Único de Saúde.

Biblioteca Digital do Hospítal

A padronização de formulários na Instituição é essencial para garantir a eficiência, a consistência e a organização de informações, facilitando processos internos e contribuindo para uma gestão mais eficaz. A importância da padronização de formulários vai muito além da simples organização de documentos. Em resumo, a padronização é uma prática essencial para melhorar a qualidade dos processos, a confiabilidade e a comunicação dentro de uma instituição, contribuindo significativamente para o seu sucesso e bom funcionamento.


Outras Notícias

Notícias da SMS
  • 19 de Abril de 2024
Serviços da PMVR
  • 19 de Abril de 2024
Portal da Transparência
  • 19 de Abril de 2024

Notícias PMVR

Ouvidoria HSJB

Cardápio do dia


- Alguns Depoimentos

Buscar depoimentos é uma forma de saber onde podemos melhorar nossos serviços, além de mostrar aos nossos usuários que nos importamos com a qualidade do nosso atendimento.

Veja o que alguns usuários do Hospital tem a dizer.

- Nossos Parceiros

É muito mais fácil encontrar boas parcerias quando se está em contato com pessoas que pensam como você quando o assunto é expansão dos serviços e melhoria da qualidade no atendimento.

Veja alguns dos nossos parceiros

...
...
...
...
...
...
...

Fale Conosco

Hospital São João Batista / SAH


- Nossos Contatos

Nossas equipes agradecem por escolher o Hospital e por confiar os cuidados com a sua saúde ou de alguém importante para você.