Hospital
Projeto Lean do Hospital
O projeto Lean é uma forma de gestão que tem como objetivo a redução de desperdícios e a melhoria contínua dos processos para criar valor e atender as necessidades dos usuários dos nossos serviços. A construção de um projeto lean é o primeiro passo para a implantação da metodologia na Instituição, além de ser essencial para obter os resultados, amparar todas as etapas da implementação e para ter todos os dados necessários na resolução de problemas na organização.
Metodologia da Projeto
A metodologia Lean é uma filosofia que visa a zerar desperdícios, diminuir custos e aumentar a produtividade dentro de uma empresa. Aliado ao uso de tecnologias, esse método fornece os meios para uma gestão eficiente com foco em garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.
Projeto
Projeto Lean
Importância da Metodologia Lean
A metodologia Lean, tem sido de suma importância para a condução dos nossos trabalhos na emergência do Hospital. É um projeto desafiador, pois o pronto socorro é um lugar que vivencia muitos problemas. Posso afirmar que era o que estava faltando para a equipe multiprofissional melhorar o trabalho em equipe. Assim alcançaremos melhor os nossos objetivos. Sem dúvida todos nós sonhamos com uma demanda reduzida e que possamos atender os usuários com mais agilidade e dignidade. Tornando assim a emergência do HSJB uma emergência de referência ao público que nos procura.
Objetivo do Projeto Lean
O Lean nas Emergências tem como objetivo reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean
Estatísticas
Estatística da Votação da Frase mais elaborada
CL_CIR
CTI
AMB
CL_MED
CL_PED
Formulário
Pesquisa Projeto LEAN
Resumo do Projeto
Mesmo com inúmeros avanços da Saúde no Brasil nos últimos anos, principalmente com relação à ampliação da cobertura nos diferentes níveis de atenção, são notórias as dificuldades das diferentes regiões do país no que se refere à gestão dos serviços de urgência e emergência. Dentre estas dificuldades, destacam-se a questão orçamentária, estrutura, desafios na atração e qualificação profissional, necessidade de fortalecimento dos processos de regulação e, principalmente, de gestão, pontos estes importantes a serem melhorados visando eficiência e qualidade nos serviços ofertados à população.
Roteiro do Projeto
Diagnóstico e Capacitação
Os hospitais que desejarem aderir ao projeto serão selecionados conforme critérios de elegibilidade. Cada unidade passará inicialmente por um diagnóstico que avaliará o desempenho de seus principais processos assistenciais e de apoio. Em paralelo, um grupo de profissionais de saúde passará por capacitação, a qual envolverá conceitos básicos e ferramentas práticas para aplicação nos hospitais.
Implementação de melhorias
Concluído o diagnóstico, é iniciada a fase de implementação de melhorias. Nesta etapa, uma dupla de consultores (um médico e um especialista de processos) realizará visitas aos hospitais para capacitar in loco as equipes, identificar oportunidades e apoiar a implementação de melhorias, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean.
Comunicação
Além das melhorias para redução de desperdícios proporcionadas pelo Lean, são utilizadas algumas ferramentas para melhoria da comunicação entre os profissionais das diversas áreas.
Gestão de indicadores
Além disso, o projeto também orienta as equipes do hospital para que possam estabelecer um método de gestão de processos orientado a indicadores, facilitando o monitoramento dos principais tempos de espera e permanência.
LEAN nas Emergências
O projeto Lean é uma metodologia de gestão que tem como objetivo a redução de desperdícios e a melhoria contínua dos processos para criar valor e atender as necessidades dos nossos usuários.
Formulário de Votação
Ajude-nos a melhorar ainda mais nossos serviços no Hospital, participando da votação e tenha a certeza de que estamos comprometidos em fazer o melhor.
VotarDESCRIÇÃO DAS FRASES | DESCRIÇÃO DOS SETORES | PERC. |
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A aplicação do Lean pode trazer diversos benefícios para o sistema de gestão de saúde, como a melhoria contínua, redução de tarefas que não agregam valor, como desperdícios e o tempo de espera dos pacientes. | Clínica Cirúrgica - CL_CIR | 37.50% |
A introdução ao raciocínio de melhoria contínua e otimização dos processos dentro da equipe é um exemplo da aplicação do Lean. | CTI Clínico - CTI | 17.50% |
A aplicação do Lean Healthcare pode trazer benefícios para o sistema de gestão de saúde, como a melhoria contínua, redução de tarefas que não agregam valor, como desperdícios e o tempo de espera dos pacientes. | Ambulatório - AMB | 12.50% |
A eliminação do retrabalho, padronização dos procedimentos, melhor administração do estoque, promoção do desenvolvimento pessoal, agilização da resolução de problemas e incentivo à inovação e uso de sistemas integrados são outros exemplos da aplicação do Lean em hospitais. | Clínica Médica - CL_MED | 10.00% |
A introdução da filosofia Lean ao sistema pode melhorar o sistema de gestão de saúde e a aplicação de métodos de otimização ligadas ao Lean. | Pediatria - CL_PED | 7.50% |
A aplicação do Lean pode trazer diversos benefícios para o sistema de gestão de saúde, como a melhoria contínua, redução de tarefas que não agregam valor, como desperdícios e o tempo de espera dos pacientes. | Maternidade - CL_MAT | 5.00% |
O aumento de produtividade, a redução do tempo de espera e a melhor disposição de equipamentos em um estabelecimento são outras vantagens atingíveis do Lean. | CTI pós Cirúrgico - CTI-CIR | 2.50% |
O Lean promove uma cultura de comprometimento com o sistema aplicado e, por consequência, aumenta a satisfação dos pacientes. | PSA - Pronto Socorro Adulto - PSA | 2.50% |
O uso da metodologia Lean pode ajudar na identificação e solução dos problemas que afetam os pacientes e os profissionais da saúde. | Centro Cirúrgico - C_CIR | 2.50% |
O Lean promove uma cultura de comprometimento com o sistema aplicado e, por consequência, aumenta a satisfação dos pacientes. | UTI Neonatal - NEONATAL | 2.50% |
Saiba mais
Perguntas Frequentes
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O que significa o termo Lean ?
O Lean significa enxuto e é uma filosofia corporativa composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que visa valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade.
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Como estratégia o Lean promove ?
Estratégia Lean é uma metodologia que surgiu no Japão, no período logo após à Segunda Guerra Mundial, com objetivo de promover a eficácia operacional de produção: entrega de qualidade em curto prazo, com baixo custo e com redução de desperdício.
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Quem criou a metodologia Lean ?
A filosofia Lean surgiu no Japão. Seu criador foi Taiichi Ohno, engenheiro e chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial.
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Quais são as vantagens da utilização da metodologia Lean?
A metodologia Lean coloca foco na qualidade para melhor atendimento de nossos usuários, sendo assim, a Instituição realiza suas atividades com foco na excelência. Organizando melhor os recursos disponíveis, melhorando a produtividade e eficiência, reduzindo desperdícios e otimizando o tempo.
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O que é necessário para implementar o Lean?
A implementação do Lean se dá através do mapeamento do fluxo de valor e posterior ajuste em processos, procedimentos e aplicação de um conjunto de ferramentas relativamente simples, focadas na gestão visual, padronização e operações à prova de erros
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Porque as Instituições estão adotando o Lean?
Para um aprimoramento de seus processos e redução de custos; aumento da produtividade; otimização do tempo: logística mais eficiente e menos atrasos; estoque aprimorado com menos capital comprometido.
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Como ocorre a transformação Lean na organização?
A transformação Lean geralmente acontece como uma mudança top-down, o que significa que ela é iniciada pela alta gerência ou até mesmo os gerentes sêniores de uma Instituição. Dito isso, os problemas visados são aqueles que líderes sêniores devem lidar: Melhoria da produtividade e qualidade.